• Home
  • Facebook
  • Twitter
  • Atletas e Ex-Atletas
  • Peneira 2016
  • Fale Conosco
  • Pesquisar este blog

    quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

    Trabalho Científico: Silva M M F

    ASPECTOS TÉCNICOS E ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM JOGADORAS DE VOLEIBOL DA CATEGORIA INFANTO-JUVENIL EM PARTIDAS REALIZADAS DENTRO E FORA DE CASA

    Silva M M F

         Segue o resumo trabalho de conculusão do curso de graduação em Educação Física - Bacharelado em Treinamento Desportivo, do agora Professor Mauro Menegolli Ferreira da Silva, sob orientação da Profa. Dra. Paula Teixeira Fernandes e co-orientação do Prof. Dr. João Paulo Borin, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

         "Maurinho" desenvolveu seu trabalho no campo da psicologia desportiva e trabalhou com as atletas sub 19 na temporada 2013 durante o campeonato do interior de SP, do qual a equipe foi tetracampeã, e analisou aspectos relacionados à ansiedade pré-competitiva e sua influência em fundamentos que pontuam: saque, ataque e bloqueio.

    Acompanhe o resumo do trabalho, que está disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/

    MENEGOLLI, Mauro Ferreira da Silva. Aspectos técnicos e ansiedade pré-competitiva em jogadoras de voleibol da categoria infanto-juvenil em partidas realizadas dentro e fora de casa. 2013. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
     
    RESUMO

    A vantagem de se jogar em casa e sua influência no resultado final do jogo vêm sendo estudada por vários autores. Porém, o motivo que leva a determinada vantagem é pouco explorado nos estudos sobre o assunto. Além isso, poucos são os trabalhos na modalidade do voleibol em relação aos aspectos psicológicos, que podem ajudar a explicar tal fenômeno. Sendo assim, entendemos que faz-se necessário explorar essa temática, com o presente estudo, cujo objetivo é analisar se o nível de ansiedade pré-competitiva influencia nos aspectos técnicos do voleibol na categoria infanto-juvenil, interferindo no resultado final do jogo, em partidas realizadas dentro e fora de casa. O local da partida do jogo foi objeto de análise na pesquisa, verificando se o nível de ansiedade apresenta oscilações em partidas realizadas como mandante e visitante, bem como se os aspectos técnicos do voleibol, no caso saque, bloqueio e ataque, expõem-se de maneira distinta nos locais de disputa. Foi analisada uma equipe de voleibol feminina, da categoria infanto-juvenil, da cidade de Campinas-SP. Para tal, utilizaram-se as estatísticas dos jogos, através de scouts, em conjunto com dois questionários validados de ansiedade (BAI - Inventário de Ansiedade de Beck e CSAI-2 - Competitive State Anxiety Inventory - 2) e uma ficha de identificação das atletas, que foram aplicadas no vestiário momentos antes dos jogos da XXI Copa Regional de Voleibol de 2013. De acordo com os resultados, não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) nos níveis de ansiedade nos jogos como mandante e visitante, sendo esta ansiedade categorizada como baixa. Mesmo assim, foi visualizada uma relação inversamente proporcional entre a ansiedade e os fundamentos analisados (exceto ataque positivo e ataque ação). Pelo fato da ansiedade ser classificado como baixa, entende-se que tal fator não interferiu nos aspectos técnicos do voleibol. Foi observado também que não houve diferença estatisticamente significativa nos fundamentos analisados nos jogos dentro e fora de casa. Contudo, o aspecto psicológico, integrante do planejamento de treinamento, deve obter um importante papel na periodização das atletas, de acordo com tudo o que foi explanado no presente trabalho.
     

    Palavras-Chaves: Voleibol; Aspectos técnicos; Ansiedade; Ansiedade pré-competitiva; Home advantage.

         Parabéns, prof. Mauro pelo excelente trabalho. Conte conosco para o que precisar!
         Um grande abraço!

    Equipe HípicaVôlei

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário