• Home
  • Facebook
  • Twitter
  • Atletas e Ex-Atletas
  • Peneira 2016
  • Fale Conosco
  • Pesquisar este blog

    quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

    Trabalho Científico: Silva, M C L; Silva, N M

    Voleibol: Alimentação saudável, desempenho garantido
    Silva M C L; Silva, N M

         O excelente trabalho desenvolvido pela equipe de voleibol da Sociedade Hípica de Campinas começa a render muitos bons frutos fora da quadra. Com seus dois comandantes dando exemplo ao estarem sempre se atualizando, estudando, buscando um embasamento científico para desenvolver um trabalho de qualidade, a inspiração acaba por ultrapassar os limites da quadra.
         A partir de hoje, nasce um novo marcador em nosso site: "Trabalho Científico". Você poderá entender do ponto de vista científico vários trabalhos inspirados pelo que vem sendo desenvolvido no dia a dia do vôlei Hípica/Campinas.
         Em nossa primeira postagem, o trabalho de Maria Carolinna Lopes Silva, ex-jogadora das categorias de base Hípica/Campinas, que traz a importância de uma alimentação saudável para um bom desempenho nas quadras. Este trabalho (TCC) rendeu a Lopes o título de técnica em nutrição pelo Colégio Politécnico Bento Quirino, em Campinas/SP.
         Acompanhe o resumo do trabalho:


    Colégio Politécnico Bento Quirino


    Voleibol: Alimentação saudável, desempenho garantido
    Silva, M C L; Silva, N M

     

    Resumo


    Para obter o conhecimento sobre a influência dos macronutrientes na rotina de uma atleta de vôlei, foi pesquisado a respeito do carboidrato, proteína e lipídio, onde foi visto a influência de tais respectivos nutrientes em quadra. O objetivo desta pesquisa é saber se as atletas da modalidade voleibol consomem corretamente em seu cardápio de treino tais nutrientes necessários para um bom desempenho. A pesquisa foi realizada na Sociedade Hípica de Campinas, onde as atletas entre 15 á 18 anos responderam a um recordatório de sua alimentação no dia de treinamento.  Com os resultados foi possível avaliar se os macronutrientes de suas refeições estão corretos de acordo com a atividade física exercida.
    Começando pela energia demandada da qual que a atleta buscará nos alimentos. A fonte de energia, nesse caso, será o carboidrato, que praticamente se encontra em destaque em todas as refeições, de acordo com estudos realizados. Em seguida temos a proteína, que, como o voleibol pode ser considerado uma atividade de musculação intensa (devido à repetição dos movimentos) é necessária uma massa muscular forte e treinada, a qual é atingida devido ao fornecimento de aminoácidos, sendo assim, o segundo macronutriente mais importante que deve haver em sua dieta. E, por último, mas não menos importante, o lipídio, que é usado em caso de depleção do glicogênio (carboidratos) como fonte de energia.
    A nutrição exige que cada indivíduo consuma seis refeições por dia (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia)  e pudemos ver que dentre as principais refeições, o desjejum, almoço e jantar, 75% das atletas fazem as refeições corretamente recorrendo ao que é considerado próprio para sua necessidade energética. Já nas outras refeições temos o lanche da manhã, que deve receber uma atenção aos alimentos consumidos, optando por naturais ao invés de industrializados; o lanche da tarde que está correto, porém há uma quantidade considerável de meninas que não consomem, mas deveriam, mesmo que rapidamente, pois o período de almoço até a próxima refeição é extenso e poderá causar hipoglicemia durante o treino, e por fim a ceia, que a maioria não consome, mas é de extrema importância devida á proteína que deveria ser ingerida para a reconstrução muscular.
    Por fim, pode ser concluído que a maioria das atletas segue o que a teoria recomenda, adequando para si o cardápio de um dia de treino corretamente, obtendo assim, o desempenho desejado e uma alimentação saudável.
     
         Carol, nós do vôlei Hípica/Campinas desejamos todo sucesso do mundo a você! Nossas portas estarão sempre abertas!
         Parabéns pelo excelente trabalho!

    Equipe HípicaVôlei

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário